Marcadores

21 janeiro 2009

Explorando a animação de uma bola saltitante

A algum tempo, quando descobri que aprender animação não é necessariamente aprender a trabalhar com um software, vasculhei a internet em busca de algo que pudesse me ajudar com a animação propriamente dita (no Brasil não existe mais do que 2 ou 3 livros sobre o assunto). Foi então que encontrei o site Larry’s Toon Institute que possui uma serie de lições de animação ideais pra quem esta começando.

Foi um achado! Os exercícios são bem superficiais, o que não é um problema, porque assim o leitor fica livre para aprofundar-se nos exemplos, buscando resolver os problemas por conta própria.

Um bom exemplo está na lição inicial (Bouncing Ball) onde são apresentados alguns princípios básicos da animação (trajetória; Squash e Stretsh; aceleração etc). Entendendo os princípios, o aspirante à animador pode criar algumas variações, explorando formas e pesos diferentes.

(não vou reproduzir a lição aqui, portanto recomendo que o leitor faça o exercício no site indicado, antes de partir para essas variações)

A lição inicial, como mostrada no site:






video

Pode ser repetida, variando a direção:


video

Ou o peso:


video

No próximo post, vamos ver algumas variações na forma.

2 comentários:

Ricardo disse...

Opa!
Wedersom, vi teu trabalho na Computer Arts e resolvi dar uma olhada no teu blog.

Show de bola esses estudos de animação, gostei muito daquele do escorregador.

segue aí!

Wedersom Arantes disse...

então... obrigado cara, espero que também tenha gostado dos mais recentes!