Marcadores

11 julho 2011

Animação em 12 fps (frames por segundo)

Esse post é, de certa forma, a continuação do post Animando para VÍDEO e Animando para SWF. Ali descrevi brevemente o porquê de optar por frame rate limitado quando se anima para SWF. No final mostrei duas técnicas de animação que me ajudaram a solucionar o problema da fluidez: Linhas de Movimento e Animação Secundária. Agora quero apresentar mais alguém: o Smear.
Smear, ou Esfregão (para os íntimos), é quando se distorce o personagem ou objeto ligando dois extremos de um movimento. É comum encontrá-lo na companhia das Linhas de Velocidade.

É uma técnica de animação que se popularizou nos anos 1940 na tradição Warner Bros e MGM Cartoons, principalmente nas mãos de mestres como Tex Avery, Chuck Jones e Friz Freleng, mas já mostrava a que veio desde os idos tempos dos Irmãos Fleischer e Ub Iwerks. Inicialmente é usada para conferir velocidade e elasticidade aos objetos animados, mas aqui, em baixa frame rate, pode servir para atenuar as mudanças bruscas de um quadro pra outro.

A lógica é a seguinte: se compararmos esse exemplo, animado em 24 fps (padrão cinematográfico) a distância entre uma posição e outra é muito curta para ser percebida na animação. O público nota apenas os desenhos e a ilusão de movimento na tela.


Já em uma taxa de 12 fps, não apenas a quantidade de desenhos é menor, mas seus saltos de uma posição pra outra é maior, o que acaba evidenciado não é a ilusão de movimento, mas a mudança brusca entre os quadros.


O Smear pode ser usado para minimizar a distância exatamente onde ela é maior e o corpo se move mais rapidamente.


A título de exemplo, segue uma pequena sequência de animação onde uso Smear, hora apenas nos braços, hora apenas no corpo. Observe que esse exemplo é rico em Linhas de Velocidade, isso é evidente. Mas o que não está tão obvio, que é o segredo da coisa, é a Animação Secundaria nas orelhas no Red Eyes. Observe isso.





Esse exemplo pode ser visto em cena no episódio Uma Novela Mexicana 04-04.

Nenhum comentário: