Marcadores

03 setembro 2011

Timing: desenho animado, olhos piscantes e um pouco de Blues

Andei escrevendo besteiras como: “na animação, como na música, a arte reside em como distribuímos os elementos pelo tempo”. Vou me explicar. Pra isso, permitam-me tomar um rápido desvio.
Senhoras e senhores, Freddie King:



Isso que você ouviu é blues... e do bom!
Entre tantas coisas, uma característica marcante no blues (como no rock e no jazz), são composições inteiras baseadas em uma única pequena idéia. Isso é parte da Música como um todo, mas no blues é muito evidente, em Freddie King chega a ser descarado. Dizem que ele era capaz de fazer um solo inteiro usando apenas um lick (uma pequena frase musical), apenas modificando sua estrutura rítmica. Ou seja: como aquelas mesmas notas eram distribuídas no tempo. O que ouvimos é um belo exemplo disso.

Isso também é Animação... e da boa!
Veja nesse exemplo baseado em piscadelas, como alterando apenas o tempo de exposição de uma mesma imagem, podemos conseguir um novo significado. Vamos usar apenas três desenhos para o olho: #aberto, #entreaberto e #fechado.



Alterando a quantidade de frames para cada imagem, ou omitindo algumas, faremos piscadelas das mais variadas.

01- Piscadela Simples
Essa é uma piscadela genérica. Por si mesma, não diz muita coisa. Ela pode ser usada em quase qualquer ocasião.





Números como 2x ou 4x indicam por quantos frames mantive aquela determinada imagem em cena. Note que o último desenho ficou em cena por 6 frames. Animadores chamam de hold quando um mesmo desenho fica exposto por um determinado tempo. Se decompormos essa sequência:



02 - Piscadela Repentina
Omitindo os desenhos #entreabertos e colocando os #fechados em apenas 2x, conseguimos uma piscadela mais rápida. Ideal para personagens atentos, assustados ou que beberam café além da conta.





Note que o hold está no início e no final da ação. Em uma cena real, outros elementos poderiam ser acrescentados para acentuar o #fechado (assim como um bluesman acentua aquela nota especial em seu fraseado). Mas o propósito aqui é mostrar apenas a variação de tempo, lembra?!!

03 - Piscadela Dupla
Duas posições #fechadas, hold de 8x no final.





Pessoalmente não gosto muito. Acho a piscadela dupla simétrica demais o que a torna desinteressante. Em seu lugar, prefiro a...

04 - Piscadela Tripla
Duas piscadelas rápidas (2x), sem olhos #entreabertos seguida por uma piscadela um pouco mais longa (3x)





05 - Ênfase no #fechado
Hold na posição #fechada.





Note que os holds mais convincentes sempre estão nas extremidades da ação. Aquelas que iniciam ou concluem o movimento... Nesse caso, nos #fechados ou #abertos (no blues, as notas que iniciam ou concluem o lick)

06 – Sonolento
Os frames são expostos por muito tempo e sem muita variação entre um e outro. Tudo muito regular, monótono e... sonolento.






Pra quem ainda não percebeu, isso é Timing.
Bem mais pesado do que vimos em Slow-in e Slow-out e em Animação em 1x e em 2x, mas ainda é Timing. Aqui usei o exemplo das piscadelas, mas poderia ser qualquer outro tipo de ação.

É isso!
Coloque mais animação em seu blues ou mais blues em suas animações!

Nenhum comentário: